Pular para o conteúdo principal

Dicas - corrente de retorno

CORRENTE DE RETORNO _ATUALIZADO 19/04/2014
É mortífera para quem se desespera quando cai em uma, mesmo estando no raso, são responsáveis por 80% dos afogamentos.

Esta é uma corrente de retorno, comum em varias praias

Corrente de Retorno
A corrente de retorno pode ter a velocidade de 2 a 3 metros por segundo e sua força chega até a parte de trás da Zona de Impacto das ondas, projetando-se para dentro do oceano.


É importante que leiam todos os cuidados constantes nesta postagem.
Para identificar uma corrente de retorno, agueiro, canal, refluxo, ressurgência, gola ou lagamar basta observar que:
Corrente de Retorno (gola,agueiro)


  • É o lugar mais escuro no mar;
  • É o lugar onde não quebra onda ou quebra uma menor quantidade de ondas;
  • É o lugar onde percebe-se um rio em direção ao mar;
  • Escavações na areia em frente às valas;
  • Água marrom e descolorada, devido à agitação da areia do fundo, causada pelo retorno das águas;
  •  Água mais fria após a linha de arrebentação, significando o retorno de águas mais profundas;
  • Local por onde o surfista experiente geralmente entra no mar;
  • Pequenas ondulações na superfície da água, causando um reboliço, em virtude da água em movimento
  • Ocupação de uma faixa maior de areia, devido ao maior volume de água, provocando uma sinuosidade ao longo da praia (boca da vala);
Corrente de retorno

O que fazer se for apanhado por um?
  • Deixar-se ir com a corrente, mantendo-se sempre à tona de água utilizando os braços e pernas para garantir a sustentação.
  • Independentemente de estar ou não em afogamento deve iniciar um pedido de ajuda para terra garantindo assim a máxima ação de segurança e possível resgate se necessário.
  •  Alguns metros mais à frente a gola perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminuiu, neste caso deve iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.
  • Após verificar que não está sobre influência de correntes contrárias deve descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando neste caso as ondas favoráveis para a sua locomoção.
  • Você pode ainda ficar boiando e pedir ajuda. Desde que você saiba manter-se na superfície, nada irá puxa-Io para o fundo.
  • Se começar a sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, neste caso deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.
  • Não deverá utilizar os dois braços em simultâneo ou gritar freneticamente, pois perderá rapidamente a sustentação à tona de água e aumentará o cansaço, podendo ocorrer a submersão.
  • Após sair da água deve-se  descansar e recorrer a um posto médico.

As correntes de retorno podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Fixas: Localizadas em cantos de pedra como costões, molhes e piers, permanecem na mesma área por vários meses ou anos, pois fundo e condições físicas nesses locais sofrem poucas mudanças. São formadas pela convergência de correntes laterais para o canto de pedra ou pela ocorrência de grandes ondas que elevam rapidamente o nível de água.
  • Permanentes: ocorrem em determinados pontos das praias rasas, intermediárias e de tombo. Uma vez estabelecidas, podem durar vários dias ou meses, dependendo da movimentação de areia. São formadas por sulcos profundos escavados na areia, condições favoráveis para o retorno das águas no sentido do mar.
  • Temporárias: ocorrem em determinados pontos das praias rasas, intermediárias e de tombo. Apresentam sulcos pouco profundos, sem estabilidade e duram apenas algumas horas. Este tempo irá depender da movimentação de areia pelas correntes laterais. As ondas que se rompem colocam a areia em suspensão, facilitando o transporte dos grãos e desaparecimento dos sulcos.
  • Instantâneas: ocorrem logo após grandes séries de ondas se aproximarem da praia, trazendo um grande volume de massa líquida, formando um refluxo de água que retorna para o oceano. Não existe a formação de sulcos no fundo, desaparecendo rapidamente.  São bastante comuns nas praias de tombo devido à inclinação, e intermediárias em virtude da proximidade das ondas em relação à praia.


Fonte: Hotel Taperapuan 

Dúvidas? comente

Comentários

  1. ja passei por isso e sem instruçao e dificil de manter a calma, nas prais deveria ter palestras e demonstrativo e ilustraçoes mostrando como sao e como agem essas correntes de retorno, principalmente no verao, instruidos os banhistas se colocariam em menos situaçoes de risco. sempre ouvi falar que sao perigosas conversei com salva vidas e todos me explicao do mesmo jeito! mais mesmo assim nao tinha noçao da dimençao e força desses fenomenos tao comuns.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua matéria .Vidas podem ser salvas com este material .

    ResponderExcluir
  3. Agradeço muito pelas dicas. Sei nadar bem, porem, tenho muito medo do mar. Não abuso mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesqueiro da Cibele

Procurando um pesqueiro em Itaquera encontramos o Pesqueiro da Cibele,o Pesqueiro do Carmo e o Pesqueiro Vegas, escolhemos o Pesqueiro da Cibele  próximo ao parque do Carmo(Itaquera). O sistema é pesque e solte com  anzol sem farpas, se quiser levar o peixe ele pode ser comprado inteiro, limpo ou fritado por kilo. Um local agradável, familiar, com preço justo,  conta com dois lagos para pesca, um pequeno playground, uma piscina e um espaço com churrasqueira onde é só ligar e reservar para usar sem taxa. Na piscina você paga um taxa e passa o dia todo, já o pesqueiro tem duas opções meio período ou integral. Takita preparando o material de pesca Fotos dos 2 lagos Lago 2 . Porções com preço justo, nem acreditei na quantidade de peixe e batata   Porções generosas   Churrasqueira segundo informações dos frequentadores é só solicitar o uso. . Brinquedos para as crianças menores  área gramada e na parte de trás a piscina Pequena cascata.

Porto Seguro - Informações sobre a cidade

Depois da roubada do City Tour da Grou descemos no centro em busca de informações da cidade, paramos em frente ao mapa de informações turísticas. Enquanto tentávamos nos localizar no mapa fomos interrompidas pelo agente de turismo Mauricio que nos deu explicações, direcionamento e nos acompanhou mostrando um pouco da cidade. Trevo de Cabral Vista  Cais do porto-  Porto Seguro/BA Cais do porto Vista  Praça do relógio -  Porto Seguro/BA Praça do relógio, que foi retirado pela rede globo depois das comemorações dos 500 anos Vista  Passarela do Álcool -  Porto Seguro/BA Durante o dia patrimônio histórico A noite Passarela do Álcool Praça dos Bandeirantes Praça dos Bandeirantes Indicação do CIT, sempre  fechado Ao fundo Arraial D´Ajuda Vista - Rio Buranhém -  Porto Seguro/BA Maré baixa Placa indicativa da fila da balsa Embarque para hospedes do Resort Bilheteria  Rio Buranhém Travessia Porto -

Atibaia

Férias Depois de muito planejamento, várias informações colhidas sobre o Sul do país, camping´s reservados, eis que "Ai sim! fomos surpreendidos novamente!" , a convocação para as provas que nunca eram marcadas estavam no D.O.E um dia antes das esperadas e desejadas férias , consequência viagem cancelada . Pelo menos foi por uma boa causa!  Não poderíamos mais ir para longe então o que fazer? Pesquisas e mais pesquisas, decidimos conhecer cidades próximas sempre em bate-e-volta. Primeiro destino:  ATIBAIA  Mapa turístico Mapa Turístico  Mapa turístico  Pontos turísticos que visitamos Teleférico de Atibaia Liga a parte alta do centro da cidade ao Lago do Major. Horário de funcionamento:  Quarta a sexta, das 12h às 18h, e  Sábados, domingos e feriado, das 10h às 18h Preços: ida e volta, R$ 8 - somente ida: R$ 4  Chegamos antes do horário de inicio das operações do teleférico e tivemos que esperar  30 minutos, enquanto aguardáva